Posada de Amonaria


O Hotel

Estamos naquela que foi a casa da avó de Juan, Amonaria, um hotel simples completamente fiel ao estilo das casas estremenhas, com o seu pátio com palmeiras, as divisões do piso superior amansardadas, a sala com potes de azeite… e fiel aos novos tempos, com um salão de baile que dá gosto ver. Na verdade Juan e Cruz são professores de dança de salão, e proporcionam um ambiente de festa na Pousada sempre que temos aulas com eles, uma experiência divertida e sensorial. A casa dispõe também de um telescópio, porque aqui também há um grande interesse pela ciência – Juan é professor de física e astronomia – e à noite convida-nos a descobrir um mar de estrelas. Os céus de Cáceres são límpidos, e a observação muito razoável.

Quem procura outros luxos que não seja o silêncio, o som dos pardais e dos tordos na palmeira, o crepitar do fogo na chaminé, os pequenos-almoços com pão cozido em forno de lenha e pastelaria local não deve escolher esta Pousada. Estamos numa casa grande de vila, às portas dos vales do Jerte, La Vera e Ambroz, o que já é muito.


Acessibilidade

Dado que a maior parte do hotel se situa no piso térreo a circulação torna-se fácil, embora não disponha de quartos adaptados. Sinalização em relevo nas portas dos quartos e dos lavabos comuns desde março de 2011.


O que fazer?

 Atividades
No hotel, as já mencionadas danças de salão, com o Juan e a Cruz como professores, e a observação de estrelas. Em Plasencia, a cinco minutos do hotel, os nossos hoteleiros possuem a sua própria escola de dança, Plantagenet. Plasencia, com as suas duas catedrais e uma zona histórica repleta de igrejas e de recantos monumentais, é uma cidade muito agradável para passear. O hotel organiza excursões ao Parque Nacional de Monfragüe com Alvaro, um experiente guia local.
 Lugares para Visitar
Plasencia, a sua zona histórica e as suas catedrais Nova e Velha. O vale do Jerte desemboca em Plasencia. Em Abril as cerejeiras estão em flor. Na parte alta do vale, o Parque Natural da Garganta de los Infiernos. E a povoação de Jerte, com a sua praia fluvial, um lugar muito agradável, especialmente para ir com crianças. A 20 minutos de Plasencia, e atravessando o vale de Ambroz, chega-se a Hervás, onde se encontra o mais célebre bairro de judeus de Espanha.


Gastronomia

 Cozinha
A Pousada só serve pequenos-almoços.
 Os Produtos Típicos
Cerejas do Jerte entre Junho e Setembro. Licor de cereja. Doçaria artesanal. Os trabalhos em cortiça e marroquinaria constituem, juntamente com os trabalhos de forja, de escultura e de selaria, os produtos clássicos de Plasencia e do concelho. À 3ª feira é possível comprar artesanato a bom preço no mercado.


Instruções 


Galeria